quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lógica para Principiantes – 2ª Parte


1.       O nome do gênero e dos outros não designam a substância das coisas, mas a suas propriedades.

 

2.       De quê modo os cinco convêm ao conhecimento das categorias, da divisão, da definição e da demonstração.

 

a)      Das Categorias

 

O gênero, pelo fato de nas categorias Aristóteles nomear os gêneros, sendo necessário, portanto, previamente, se saber o que é gênero. A espécie, porque sem esta não há conhecimento do gênero, pois eles são correlativos; o gênero é gênero das espécies e estas são espécies do gênero. Da diferença, porque juntada ao gênero perfaz a espécie, daí porque é necessária ao conhecimento destes dois. A diferença é posta como divisão do gênero.

 

O próprio é necessário, porque Aristóteles indica o que é próprio de cada categoria, mas não explica o significado de próprio. Embora Porfírio trate do próprio das espécies especialíssimas e Aristóteles, do próprio dos gêneros supremos, o conhecimento de todos se dá por semelhança. Por fim, o acidente, porque são acidentes nove dentre as dez categorias e não há em Aristóteles a explicação sobre este termo, além de ser importante para se entender a distinção entre diferença e próprio, pois está é qualidade acidental e aquela qualidade essencial.

 

b)      Da Definição

 

As definições são de dois tipos: substancial e descritiva. A definição substancial se aplica apenas as espécies e é formada pelo gênero contraído pela diferença específica, daí porque o conhecimento de espécie, gênero e diferença é necessário para esta definição. A definição descritiva, que se aplica aos indivíduos, é frequentemente derivada dos acidentes, daí porque o conhecimento de acidente é necessário a esta definição.

 

O próprio também é útil para a definição, pois esta é conversível naquele.

 

c)       Da divisão

 

Os cinco são úteis para a divisão, pois sem eles as divisões seriam feitas mais ao acaso do que deliberadamente.

 

Há três tipos de divisão essencial: do gênero, do todo e da palavra. A divisão do gênero pode ser em espécies ou em diferenças colocadas nos lugares das espécies. A divisão do todo em partes não se confunde com a do gênero, pois na do gênero este é atribuível univocamente a cada espécie isolada, mas na do todo este não é atribuível a cada parte isolada. A divisão da palavra em equívocas é conhecida a partir das definições e para estas já foi demonstrada a utilidade dos cinco.

 

Há três tipos de divisão acidental: do acidente em acidentes, do acidente em sujeitos e do sujeito em acidentes. É evidente a importância dos cinco para o conhecimento desta divisão.

 

 Portanto, são úteis para o conhecimento da divisão substancial e acidental.

 

d)        Da argumentação

 

Eles são úteis para se descobrir os argumentos e para comprovar os argumentos descobertos, pois isto é feito de acordo com a natureza dos cinco, como já dito em outro lugar.

 

A argumentação pronunciada pelo autor é no sentido genérico, isto é, os cinco são úteis para o conhecimento de todos os tipos de argumentação e não só do silogismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário