segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resumo do Isagoge de Porfírio - 2ª Parte


1.       Do gênero

a)      1º sentido – gênero é o ponto de partida para a geração de uma coleção de coisas relacionadas em vista deste ponto. Ex: os heráclidas provêm de Hércules.

b)      2º sentido - gênero é o princípio sob o qual estão ordenadas as espécies.

c)       3º sentido – é o atributo essencial aplicável a uma pluralidade de coisas que diferem entre si especificamente. Ex: animal. Este é o sentido de que tratam os filósofos.

d)      O gênero, a diferença, a espécie, o próprio e o acidente são aplicáveis a diversos seres que possuem entre si caracteres comuns.

e)      O gênero se difere dos atributos de um único indivíduo porque se aplicam a vários. Diferencia-se das espécies porque estas se aplicam a indivíduos apenas distintos numericamente e não especificamente.

f)        O gênero é diferente do próprio, pois este se aplica a uma única espécie e aos indivíduos que a integra; o gênero se aplica a várias espécies.

g)      O gênero se distingue da diferença e do acidente, pois embora estes se apliquem a várias espécies, não se aplicam de modo essencial, mas qualitativamente.

2.       Da espécie

a)      1º sentido – espécie é a forma de cada coisa.

b)      2º sentido – espécie é o que é subordinado imediatamente ao gênero e ao que o gênero é atribuído essencialmente, como homem é uma espécie do gênero animal.

c)       3ª sentido – espécie especialíssima é aquela que se aplica essencialmente a uma pluralidade de seres que se diferem entre si apenas numericamente.

d)      Em cada categoria há o gênero supremo, termo acima do qual não se encontra outro; há espécies intermediárias, acima das quais se encontram outras mais elevadas ou o gênero supremo e abaixo das quais se encontram outras subordinadas ou a espécie especialíssima; e há a espécie especialíssima, abaixo das quais se encontram apenas os indivíduos numericamente considerados.

e)      A doutrina de Aristóteles ensina que o ser não é o gênero supremo de todos os gêneros e espécies, pois as dez gêneros das Categorias é que são supremos e chamá-las todas de ser se diz por homonímia e não por sinonímia.

f)       As espécies especialíssimas são em número finito e os indivíduos em número infinito (no sentido de desconhecido).

g)      Para Platão a ciência vai dos gêneros supremos às espécies especialíssimas, e vice versa, mas não até os indivíduos.

h)      Pelo comum, o múltiplo se torna um e pelo particular o um se torna múltiplo.

i)        Os gêneros superiores podem sempre ser atribuídos aos inferiores, às espécies especialíssimas e aos indivíduos. Isso define a extensão dos termos. O indivíduo só pode ser atribuído a um ser particular, como a Sócrates ou a esta coisa que está aqui na mesa.  

j)        O indivíduo é aquele portador de particularidades exclusivas.

3.       Da diferença

a)      Diferença Comum – quando uma coisa difere de outra, por uma alteridade qualquer, ou quando uma coisa difere de si mesma. Ex: Sócrates difere de Platão e Sócrates criança difere de Sócrates adulto.

b)      Diferença própria – quando uma coisa difere da outra em razão de um acidente inseparável dela, como a cor dos olhos ou uma cicatriz.

c)       Diferença propriíssima – uma coisa difere de outra em razão de uma diferença específica.

d)      As diferenças comuns e próprias tornam o ser de uma qualidade outra, e a diferença propriíssima torna o ser outro.

e)        A divisão do gênero em espécies decorre das diferenças específicas e esta, junto ao gênero, define a espécie.

f)       As diferenças podem ser inseparáveis e separáveis. Dentre as inseparáveis, umas são essencialmente e outras por acidente. As inseparáveis essenciais são as específicas.

g)      As diferenças inseparáveis essenciais não admitem o mais e o menos, as acidentais sim.

h)      As diferenças inseparáveis essenciais se dividem entre aquelas que constituem a substância do gênero e aquelas que dividem o gênero em espécies.

i)        1ª Definição de diferença específica – é o que faz com que a espécie ultrapasse o gênero em compreensão.

j)        Os gêneros possuem as diferenças específicas apenas em potência.

k)      2ª Definição de diferença específica – é o que é atribuído na categoria da qualidade a uma pluralidade de coisas que, por isso, se diferem especificamente.

l)        3ª Definição de diferença específica – é o que separa naturalmente as coisas subordinados ao mesmo gênero.

m)    A diferença não só separa as coisas dentro do mesmo gênero, mas também contribui para a própria essência das coisas separadas.

4.       Do próprio

a)      1º Sentido – próprio é o que pertence acidentalmente a uma espécie, mesmo sem pertencer a toda a espécie. Ex.: é próprio do homem exercer a medicina.

b)      2º Sentido – próprio é o que pertence a espécie, a toda espécie, mas não a ela apenas. Ex.: é próprio do homem ser bípede.

c)       3º Sentido - próprio é o que pertence a uma só espécie, e a toda ela, mas num momento determinado. Ex.: é próprio do homem encanecer na velhice.

d)      4º Sentido – é o que pertence a uma só espécie, a toda ela, sempre, mesmo que em potencial. Ex.: é próprio do homem a faculdade de ri. É uma qualidade que faz sempre parte da natureza da espécie.
5.       Do acidente.
a)      1º Sentido – acidente é o que se produz e desaparece sem acarretar a destruição do sujeito.

b)      Divide-se em inseparável ou separável do sujeito. Ex.: dormir é separável do sujeito, ser negro, não.

c)       2º Sentido – acidente é o que pode pertencer ou não pertencer ao sujeito.

d)      3º Sentido – acidente é o que não é gênero, espécie, diferença ou próprio, mas é sempre subsistente num sujeito.

Um comentário:

  1. Olá,

    Poderia me ajudar a identificar os modos de predicáveis quando discursando a respeito de Corpos Celestes?

    Até então, fiz desta forma:

    - GÊNERO: Corpo Celeste

    - ESPÉCIES: Planeta, Asteroide, Estrela

    - DIFERENÇA ESPECÍFICA: "Emissor de Luz Própria" (para Estrela em relação a Corpo Celeste)

    - PRÓPRIO: "Que orbita uma Estrela", para Planeta e também para alguns Asteroides. Ou "que abriga a humanidade", em relação ao conceito Planeta Terra.

    - ACIDENTE: "Que possui satélites naturais", em relação ao conceito Planeta.


    Minha maior dúvida é na distinção entre "Diferença Específica" e "Próprio".

    Obrigado




    ResponderExcluir