sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resumo da Leitura Intrínseca

(Como Ler Livros: o guia clássico para a leitura inteligente, de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, Editora É Realizações, Trad. Edward Horst Wolff e Pedro Sette-Câmara)
1.       1. Leitura Ativa.

2.       2. Tipos de Leitura Ativa: Leitura Intrínseca e leitura extrínseca.

a)      a) Leitura Intrínseca: leitura de um dado livro, seguindo as regras estabelecidas pelo livro de Adler, utilizando-se apenas dos seus próprios esforços de compreensão.
b)      b) Leitura Extrínseca: leitura de um dado livro, utilizando-se, como apoio, as experiências comuns, experiências incomuns, outros livros, livros de resumo ou comentários, enciclopédia e dicionários.

3.       3. Leitura Intrínseca:

- Visa responder a 4 perguntas: O livro é sobre que assunto? O que diz o livro sobre o assunto? O livro fala a verdade sobre o assunto? Qual a importância do livro?
- A leitura intrínseca se divide em 4 níveis.
OBS.: A divisão não é em tipos, porque estes são mutuamente exclusivos, mas sim em níveis, porque estes são sucessivos e inclusivos.
3.1)                      1º Nível (Leitura Elementar)

3.2)                      2º Nível (Leitura de inspeção): se divide em pre-leitura e leitura superficial.

a)       a) Pre-leitura – Serve para saber sobre que assunto trata o livro. Consiste em interpretar o título, o subtítulo, ler o índice como quem decodifica um mapa do assunto, ler os resumos dos capítulos, a orelha, o prefácio, o posfácio; ler algumas passagens reconhecidas como principais a partir da análise do índice e ler as últimas páginas do último capítulo para apreender o resumo da idéia central.

b)      b) Leitura superficial – Serve para saber o que o livro diz sobre o assunto de um modo geral. Consiste em ler o livro do início ao fim, sem parar para meditar sobre termos, proposições ou argumentos específicos.   

3.3)                      3º Nível (Leitura Analítica):

- Serve para saber o que o livro diz sobre o assunto de modo detalhado (1º e 2º estágio), para saber se o livro diz a verdade sobre o assunto (3º e 4º estágio) e para saber qual a importância do livro (4º estágio).
- Se divide em 4 estágios.

a)      1º Estágio (Leitura Estrutural)

- Classifique o livro: ficção ou não ficção; prático ou teórico; dentre os teóricos, ciência, história e filosofia. 
- Extrair a unidade do livro.
- Organizar a estrutura do livro em partes e sub-partes.
- Listar os problemas que o autor se propõe a resolver.

b)      2º Estágio (Leitura interpretativa)

- Encontrar o vocabulário do autor (conjunto das palavras mais importante do livro) e, a partir delas, encontrar a terminologia do autor (conjunto dos termos mais importantes).
- Encontrar as frases mais importantes do livro e, a partir delas, encontrar as proposições mais importantes.
- Encontrar os parágrafos ou conjuntos de frases mais importantes que se relacionam entre si e, a partir deles, encontrar os argumentos mais importantes.
- Listar as respostas oferecidas pelo autor às perguntas anteriormente propostas ou identificar as perguntas que não foram respondidas.

c)       3º Estágio (Leitura crítica)

- Regras de Etiqueta: Não critique até que esteja seguro da sua compreensão do livro todo. Não discorde emocionalmente do autor, com espírito competitivo e sem oferecer justificativas razoáveis aos pontos de discordância. Não perca as esperanças de se chegar a um estado de concordância com o autor. Demonstre que conhece a diferença entre conhecimento e opinião.
- Opções de crítica: concordo com o autor, discordo do autor, ou suspendo o julgamento. No caso de discordância, deve-se afirmar: o autor está desinformado, está mal informado, é ilógico ou sua análise é incompleta.

d)      4º Estágio (Leitura Sintópica)

- Prepare uma bibliografia inicial com base em catálogos de bibliotecas, bibliografias de livros, etc.
- Utilize a leitura de inspeção para escolher e ordenar os livros que tratam do assunto e para aclarar suas idéias.
- Procure as passagens mais importantes dos livros sobre o assunto através da leitura de inspeção.
- Formule uma terminologia neutra do assunto, de modo a nela reunir os termos comuns utilizados pelos autores, mesmo que cada um deles tenha utilizado palavras distintas.
- Estabeleça proposições neutras, formulando perguntas que são respondidas de modo semelhante pelos autores.
- Identifique as divergências entre os autores (centrais ou tangenciais), listando as diferentes respostas dadas por eles à mesma pergunta.
- Analise a discussão ordenando as perguntas, respostas concordantes e divergentes, esclarecendo o assunto da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário