segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como ler um livro

Caros amigos, encontrei um método de estudo bem formulado, cuja aplicação está melhorando muito o meu entendimento de questões intelectuais. Foi desenvolvido e apresentado pelos escritores Mortimer J Adler e Charles Van Doren no livro “Cómo leer un libro” publicado em espanhol pela Editora Debate; método este, aliás, recomendável a todos aqueles que buscam verdadeiramente compreender melhor o objeto de seus estudos.

Neste livro, os autores expõem que a leitura deve ser uma atividade de tal modo “ativa”, que possa propiciar ao leitor sair do seu nível de compreensão anterior e inferior do assunto, para um nível posterior e superior, contido no livro que se está lendo. Para isso, descreve o processo de leitura envolvendo quatro níveis distintos, sendo o primeiro nível chamado de leitura primária, o segundo nível chamado de leitura de inspeção, o terceiro nível chamado de leitura analítica e o quarto e último nível chamado de leitura paralela.

A leitura primária é aquele tipo de leitura desenvolvida pelos recém alfabetizados, na qual se segue o texto palavra por palavra, tal como elas vão se sucedendo, e no final se chega a uma noção geral sobre o assunto. Este nível é inicial e essencial, pois possibilita a captação da literalidade do texto, mas não é suficiente para a leitura de temas mais complexos, tais como os de ciência, filosofia e teologia.

O segundo nível, a leitura de inspeção, é praticado pelo leitor quando quer apenas apreender uma vaga idéia do livro, ou quando quer descobrir se o mesmo merece ou não uma leitura aprofundada. A leitura de inspeção consiste em ler atentamente o título da obra, apreendendo todo o seu significado; lê o índice, para compreender qual o caminho percorrido pelo autor na abordagem do assunto; lê a orelha e o prefácio, para saber um pouco da vida e da obra do autor e conhecer algumas opiniões dos especialistas, e lê pequenas passagens dos capítulos e as últimas páginas do livro, de modo a tentar colher o seu resumo.

O terceiro nível de leitura, a leitura propriamente de compreensão, depende muito dos conhecimentos da lógica, pois o leitor deverá saber identificar no livro os termos, as proposições e os argumentos, todos estes conceitos pertencentes à matéria da lógica e extremamente complexos. Para a compreensão desses conceitos é recomendável a leitura dos livros “Organon” de Aristóteles, publicado pelas Editoras Guimarães e Edipro; “A Ordem dos Conceitos – Lógica Menor” de Jacques Maritain, publicado pela Editora Agir, e “O Trivium” da Irmã Miriam Josefh, publicado pela Editora É Realizações.

Na leitura analítica o leitor percorre diversas etapas: a classificação do livro (se é de ficção ou ensaio, se é prático ou teórico, se é de ciência, história, filosofia ou teologia, com todas as implicações decorrentes disto); a radiografia do livro (apreensão da sua estrutura geral); deve chegar a um acordo com o autor (através da identificação da extensão e da intenção dos termos importantes utilizados); deve descobrir o quê o autor quer comunicar (através da identificação das proposições e dos argumentos utilizados) e, por fim, deve percorrer a etapa da crítica (quando o leitor já ultrapassou as etapas anteriores, e somente depois, deverá dizer se concorda ou discorda do autor, com a exposição dos seus fundamentos; ou se suspende o julgamento porque ainda não tem condições para decidir).

Em último lugar, no quarto nível de leitura - a leitura paralela - o leitor lê no mínimo dois livros ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto, para retirar e cotejar as idéias contidas em cada um deles, de modo a constituir uma idéia composta. Na leitura paralela são utilizados todos os níveis anteriores. Este nível de leitura é especialmente recomendável para o estudo de história.

Considere, também, que a metodologia de Adler e Van Doren se aplica a todo o tipo de instrução, não somente aquela adquirida através dos livros, mas também nas instruções recebidas através de exposições orais ou do diálogo, pois a leitura está para a escuta assim como a escrita está para a fala, daí porque se aplica à leitura, à escuta, à escrita e à fala.

Acredito que este método responde satisfatoriamente a questão do “como” compreender os assuntos de natureza intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário